12 julho 2011

Vai à Londres? Que tal umas dicas? - Parte 01


Olá pessoal,
não sei se vocês lembram mas passei um tempo morando em Londres (acabei voltando ano passado mas aí já é outra história), e devido a essa minha experiência acabo sempre dando dicas a meus amigos sobre como algumas coisas funcionam e é claro algumas dicas de lugares legais para ver. Para facilitar minha vida e de outras pessoas que estão pensando em visitar a rainha, achei por bem escrever aqui alguns posts a respeito! ;)
A primeira coisa que é interessante saber sobre Londres é como chegar lá e como andar por essa bela cidade.

Chegando em Londres:
Londres possui 4 aeroportos, Stansted, Luton, Gatwick e Heathrow, e a menos que você esteja vindo de dentro da Europa (ou outro lugar que não seja o Brasil) você provavelmente chegará pelo último (Gatwick também é uma opção mas geralmente é o Heathrow mesmo). Heathrow é uma ótima opção para os viajantes pois possui várias opções formas de chegar ao centro de Londres e uma que eu recomendo bastante é o metro (ou tube, como é chamado por lá). Mas antes de pegar qualquer transporte em Londres é interessante saber qual tipo de "ticket" que você irá comprar, pois dependendo do tempo que passará na cidade, zona que ficará (ou andará) você pode acabar economizando uma boa grana se pegar os tickets corretos. Você pode optar por comprar o ticket diário, semanal ou mensal para metro ou ônibus, talvez seja bem interessante também comprar (a última vez que eu vi custava £3.00) um Oyster Card que seria algo como o passe único que temos em algumas cidades aqui no Brasil.


Nele é possível colocar créditos (dinheiro mesmo) ou carregar com tickets diários, semanais, mensais, etc... a vantagem dele é que o ticket normal é de papel e você pode acabar molhando e assim estragando. Se você optar pelo Oyster, talvez seja interessante você carregá-lo com um Travelcard Semanal para as Zonas 1 e 2 (onde estão as maiorias das atrações de Londres) e colocar um pouco de crédito para poder chegar na Zona 2 (lembrando que o aeroporto fica na Zona 7). Não precisa se preoculpar, os atendentes dos balcões são bem prestativos e explicam tudo bem direitinho.

Depois de comprar seu ticket (ou oyster card) basta se ir para a plataforma e pegar o metro para a estação desejada. É nessa hora que é interessante checar o mapa dos metros ou então pegar todo o itinerário da viagem pelo site do TFL (Transport for London), lá é possível ver os horários, quais transportes pegarão (ônibus, metro, trem, etc...) e onde os pegarão.
Bom, depois de entender um pouco sobre o transporte de Londres, deixo para as próximas dicas os meus pontos favoritos nessa cidade que eu considero tão foda! =D

[]'s e Flw
ps.: Se tiverem alguma dúvida a respeito dos transportes de Londres, basta escrever nos comentários que eu tentarei responder!

4 comentários:

Roberto Ellery disse...

Ademar,

sem querendo ser chato :P mas você esqueceu de um outro aeroporto e muito importante, o Lodon City, importante por ficar praticamente no centro da cidade ( se comparado com os outros) facilitando muito a locomoção para o hotel. Outra coisa, na minha última passada por lá eu paguei 5 pounds pelo oyster. Para os geeks tem uma opção boa, que é baixar aplicações que além de possuir o mapa do metro(tube), calculam rotas e apresentam os status das linhas. Para isso basta adquirir na loja da 3, uma das operadoras de celular, um chip pré-pago por 10 pounds que da acesso ilimitado a internet enquanto a pessoa estiver na Ilha.

Unknown disse...

Cara...
o London City eu nem lembrava realmente que existe (até porque eu nunca fui nele)... mas como eu tava focando mais na galera que está chegando direto em Londres (sem vir por outros países) tá valendo! Mas de qualquer forma, valeu pela lembrança! =D

Caramba, £5.00 no Oyster??? o.O Eu lembro que o meu primeiro Oyster eu nem pagar paguei, só fui pagar mesmo pelo segundo (£3.00). E ainda falam que não existe inflação! =p
Mas tipo, o Oyster só vale mesmo a pena se o cara for passar mais que 1 semana (ou irá outras vezes a Londres) e tal... menos que isso é meio desperdício e acaba saindo mais em conta o Travelcard de papel mesmo. =p

Já sobre o chips pré pagos... existem umas opções bem interessantes para o pessoal lá... será o meu próximo post! =p

treliça disse...

Ademar, tem como você me explicar um pouco mais do transporte da zona 2 para os aeroportos.. melhor ônibus ou metro, qual é mais barato ? o cartão de um serve para o outro ?

Obrigada. =)

Unknown disse...

Opa...

então, seria mais fácil se você tivesse um ponto de referência... mas assumindo que você estiver próxima a Picadilly Circus Underground Station. De lá, você pode pegar um metro (linha azul) que vai direto para Heathrow.

Existem também uns onibus da linha EasyBus (http://www.easybus.co.uk/) que saem de pontos estratégicos (como Victory Station e Baker Street Station) na Zona 2 para todos os aeroportos. Se comprados com antecedencia (e dependendo do horário tb) as passagens podem custar £2.00.

Já sobre os cartões, se você tiver um ticket de metro (travelcard e não ticket avulso) você também pode usar no onibus. Já o contrario não rola.

Se tiver qualquer dúvida, você pode usar o site do TFL (tfl.gov.uk) para ver a melhor forma de chegar la usando transportes publicos. ;)

Abraços!