21 setembro 2009

Abreviando demais?

Olá pessoal,

não sei se vocês tem a mesma mania que eu: ler tudo que vê pela frente! Não posso ver uma placa, um aviso, uma propaganda, uma caixa de cereal, etc… que chama minha atenção e então acabo lendo. Posso nem entender realmente o que estou lendo, mas estou ali decodificando aquele conjunto de caracteres e formando palavras em minha cabeça.

Alguns anos atrás, eu recebi um daqueles emails com curiosidades na qual falava que o nosso cérebro é muito foda e que a pessoa consegue entender uma palavra mal formada como “CABÇA” por exemplo. Pois o nosso cérebro procura decodificar a palavra por completo ao invés de tentar entender letra por letra.

Uma utilização dessa utilização é a enchente de abreviações que a internet trouxe para o nosso dia á dia. Bom, até ai eu entendo pois a maioria das abreviações utilizam de troca de vogais por letras com som parecido e tal, “KBEÇA” no lugar de “CABEÇA” por exemplo.

Mas e quando essas abreviações começam a tomar proporções absurdas e não apenas por adolecentes, agitados e com preguiça de escrever uma palavra por completo, e começam a ser utilizadas por grandes lojas? E o pior; quando não fazem sentido????

Estava passando por um shopping em Fortaleza (tem um bom tempo já) quando me deparei com uma um aviso de promoção um pouco “estranho”. Saquei meu celular para tirar uma foto, quando chegou um segurança dizendo que não era possível tirar uma foto da vitrine. Naquele momento, tive que explicar para ele que tinha um blog e que gostaria de tirar uma foto para comentar a palavra ali escrita, inclusive pedi para ele tentar me explicar o porquê da mesma ser escrita daquela forma, como ele não conseguiu, disse que podia bater a foto, mas de forma mais discreta! =p

IMAGE_212

IMAGE_213

Ta certo que é no contexto geral você consegue entender que eles tentaram dizer “LiQUIdação”, mas por que raios escrevê-la com um “K”??? Bom, acho que nunca entenderei essa galera de “marketing”.

Mas e aê? Será que não estamos indo muito longe nesse lance abreviar nossa língua?

[]’s

ps.: Antes que falem que é preconceito com o Nordeste ou o Ceará, entendam que eu vi essa mesma propaganda, em outra filial no Rio de Janeiro também! =p

9 comentários:

Lonewolf disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lonewolf disse...

O engraçado é que as mesmas pessoas que fazem esse tipo de coisa são aquelas que dizem "temos que valorizar o que é nosso!". E nosso idioma? Não temos que valorizar? Não é à toa que grande parte dos adolescentes hoje não saibam escrever direito... :P

Lonewolf disse...

A abreviação mais sem sentido de todas é a coisa de substituir o "ão" por "aum", como "naum". Como uma abreviação consegue ser maior do que a palavra original? Sem falar que o som não seria nada parecido... kkkkkkkkk.

Unknown disse...

É meu amigo, é esse o futuro da nossa língua mãe... o.O

Anônimo disse...

Meu DEUS LKD não é só muito errado como muito estúpido! LQD tem o mesmo número de letras E faz o mesmo efeito... Efeito de nada pq se eu ver LKD de longe isso não vai significar NDA pra mim :D

Danilo Siqueira disse...

Naum axo, naum...

Unknown disse...

Fico imaginando se algum dia o "miguxês" vai ser cobrado como disciplina própria ou como matéria em Português.

o.O

Anônimo disse...

Acho que para que quando a pessoa leia "saia do seu coração que aquilo é uma liquidação e que desperte o interesse das pessoas por essa oportunidade" primeiro as pessoas param para olhar, pensar e enfim vêem que é realmente uma Liquidação e decidem entrar ou não

Dimitre Soares disse...

dema, vc tem razão! mas tavez esse seja um traço marcante do futuro da linguagem. talvez influencia mesmo da internet na forma de se comunicar, e teremos que conviver com esse "problema". Como vc bem sabe, é preciso adaptação ao que é novo, sob pena de ficar parado no tempo. parabens pelo blog!