18 agosto 2009

Alugando um apartamento em Londres

Olá pessoal,

depois de abrir a conta em um banco Londrino, voltei todas minhas atenções para encontrar um novo lugar para morar, já que perderia o direito ao apartamento da minha empresa em alguns dias. Bom, mas por onde começar???

Londres é conhecida por ser uma das cidades mais caras do mundo para se morar! Isso não é verdade! A cidade possue várias opções baratas de alimentação, transporte e comunicação. Mas então o que dá essa fama à Londres?

Moradia e Balada.

Em geral uma moradia é escolhida seguindo 2 fatores: Localização e Preço.

Claro que essas dois fatores também estão interligados, pois, quanto mais próximo do centro (Zona 1), mais caro será o valor da propriedade e de algumas taxas vinculadas à ela (Concil Tax por exemplo).

Seguindo essa linha de pensamento, se você procura uma casa confortável e barata vá morar em outro cidade longe do centro de Londres, se possível fora dela, em alguma cidade que faz parte da “Grande Londres”, como Kent ou Surrey. O problema de você morar longe do centro de Londres é que você está justamente longe do centro de Londres, e as vezes o transporte nem sempre é fácil e barato. Se for morar longe de Londres e não tiver um carro, é bom verificar se você terá acesso fácil ao metrô (Tube) ou alguma estação de Trem. É bom lembrar que em geral apartamentos mais distantes ficam localizados em regiões não muito movimentadas e por isso as vezes fica difícil você achar algum supermercado ou loja próximo.

Após descobrir o local onde você quer morar, é hora de pensar no valor que você quer pagar. Por aqui, existe 2 anuncios sobre o valor do aluguel, por mês (pcm) ou por semana (pw), o valor do aluguel por mês não muda, é igual ao Brasil, mas quando você começa a achar os valores por semana, aí é que o bixo pega! Quando eu comecei a ver os valores semanais, pensava logo: “no máximo 800,00£ por mês então, 200,00£ por semana”. Tremendo engano!!! A forma que o valor mensal é calculado é a seguinte:

Valor mensal = Valor semanal * 52 (número de semanas no ano) / 12 (meses no ano)

Dessa forma, quando eu achava um apartamento por 200,00£ semanais, estava vendo na verdade um apartamento de 866,67£ e isso faz toda a diferença, pois a maioria dos apartamentos vem sem contas inclúsas, nem mesmo o famigerado Concil Tax (seria o IPTU). Então, antes de fechar o valor, lembre-se que você terá que pagar isso também!

Bom depois que você sabe onde quer morar e o valor que você pode/quer pagar, é começar a procura pelo apartamento. Para esse caso aconselho alguns sites que me ajudaram bastante:

- Find a Property

- Gumtree

- Fish4

Esses sites são mais genéricos mas se você realmente souber onde quer morar, você pode ir no google (ou nesses sites que indiquei) e procurar por algum agente ou agencia da região desejada, dessa forma é bem mais rápido e simples, mas pode acabar acarretando algum custo a mais. Mas, mesmo que acarrete um custo um pouco maior, pode te livrar de algumas surpresas desagradáveis como a que eu tive ao achar uma P**a oferta no Gumtree.

Fiquem espertos que existem muitos trapaceiros anunciando apartamentos falsos a preços absurdamente baixos. Em outro post eu conto a minha experiência.

Depois que acharem o apartamento, lembre-se de que vocês provavelmente terão que pagar um aluguel adiantado, um depósito (varia de aluguel para aluguel, mas em geral é o valor referente a 6 semanas de aluguel). Se o apartamento foi encontrado por uma agência ou agente, provavelmente ele irá pedir um valor tipo 400,00£ para segurar o seu interesse no apartamento e tirá-lo do mercado. Em geral esse valor é abatido do primeiro aluguel e das despesas da agência/agente. Ou seja, para você pegar um apartamento, lembre-se que você acabará gastando algo em torno de 1000,00£ a 2000,00£. Prepare-se!

Bom pessoal, acho que é isso! Espero que isso seja útil para aqueles que querem começar a procurar um apartamento próprio sem ter que dividir com mais ninguém (além da própria família). Caso a pessoa seja um estudante e não tenha problema em dividir apartamentos, uma possibilidade muito mais simples é procurar por Shared Houses/Flats ou Rooms. Saí bem mais baratos e não tem tanto trabalho com agencia ou contas extras.

Boa sorte e T+!

5 comentários:

Sara disse...

Eu acho que alugar apartamentos deve ser muito difícil em todos os lugares, eu espero que um dia eu possa ter a minha própria casa, mas a verdade é que às vezes não faz sentido, espero ter a sorte de alugar um apartamento bonito.

Anônimo disse...

Mas no caso eu iria pagar o preço mensal e semanal ou eu poderia opitar em escolher um dos dois??

Unknown disse...

Na Inglaterra, em termos gerais, os valores são definidos no valor da semana, mas o pagamento geralmente é feito mensalmente. O cálculo geralmente é o seguinte: Faz de conta que você ache um apartamento cujo aluguel seja 100£ p/w (por semana) para saber quanto você irá pagar mensalmente, costuma-se calcular o valor anual e dividí-lo por 12. Então, 100£ x 52 (número de semanas que um ano tem) / 12 (número de meses que um ano tem) = 433.33£. Espero que tenha ficado claro.

Anônimo disse...

Obrigada! Me ajudou muito

Unknown disse...

;)