Olá pessoal,
não sei se vocês têm acompanhado o mercado de smartphones, mas o que se vê atualmente é algumas plataformas lutando pela liderança do mercado (Android e iOS) enquanto algumas tenta sobreviver (Blackberry e Windows Phone 7) ou ganhar alguma relevância (Bada e WebOS). Tipo, não são empresas pequenas que estão se degladiando por um pedaço de mercado não, são empresas grandes e com algum alguma experiência no mercado. Agora me diga, você, não tendo experiência em sistemas operacionais ou smartphones, tentaria entrar num mercado desses? Bom, eu e você até podemos fugir, mas tudo indica não é isso que a Mozilla pensa.
Aparentemente não é de hoje que a essa idéia povoa a cabeça dessa galera não, setembro passado eles mostraram um aparelho conceito, criado pelo Billy May (designer e contribuinte da Mozilla), chamado de Mozilla Seabird que possuí atributos (como dois pico projetores, teclado projetável, etc...) de deixar os atuais smartphones de "queixo-caido" (tá eu sei que smartphone não tem queixo, mas vocês entenderam né?).
Bom, quase um ano se passou e novos rumores começaram a aparecer pelo mundo da tecnologia rumores de que a Mozilla está com um projeto chamado "Boot to Gecko" (ou simplesmente B2G) que seria um sistema operacional aberto que preencherá os espaços que impedem os desenvolvedores de criar aplicações para as distintas plataformas existentes (veja as citadas no primeiro parágrafo). Para economizar um pouco de tempo no desenvolvimento, vão aproveitar alguns pedaços do Android mas já avisam que não serão compatíveis nem pretendem utilizar Java como linguagem de desenvolviment (aparentemente possuem uma própria).
Então, não sei quanto a vocês mas eu quero muito ver esse projeto realmente acontecer (o que eu até duvido um pouco que vá) mas não sempre que eu penso nele e em nos motivos que o impulsionam, uma tirinha do xkcd me vem sempre a mente.
[]'s
Nenhum comentário:
Postar um comentário