28 março 2010

Turquia - Parte 03 (segundo dia em Istanbul)

Olá pessoal,

continuando com minha visita à Istanbul, após ter o meu primeiro dia e minha primeira experiência com a vida noturna eu meio que acabei perdendo o meu segundo dia... acho que devido ao cansaço da viagem, acabei acordando as 16:30 e assim me deixando apenas a opção de fazer turismo noturno. =/

Seguimos para a rua e então decidimos comer alguma coisa. Bom, não alguma coisa simplória mas sim uma das iguarias turcas mais famosas pelo mundo: o Kebab! Tipo, o Kebab tornou-se uma das minhas comidas favoritas depois que vim para Londres, é meio como eles falam por aqui: "Você bebe, fica bêbado, come um Kebab, vai pra casa e dorme". Infelizmente não posso mostrar o Kebab pois não tive tempo de bater uma foto dele pois estava muito ocupado comendo-o. Mas se serve de consolo, aí tem uma foto do lugar onde comemos. =D

Depois de devidamente alimentados, resolvemos continuar nosso passeio noturno. Decidimos pegar um "Tram" até a Blue Mosk e novamente fiquei impressionado com a transporte público em Istanbul. Me lembrou muito os Trams de Amsterdam.

Ao descer do Tram consigo visualizar a Blue Mosk e confesso que fico surpreso com a beleza. A garoa que estava caindo acaba que expulsando os turistas o que deixa a visão quase que exclusiva. De tirar o fôlego!

Ao seguir para a mesquita, avistamos um carrinho que parecia vender um chá e convido o Lucas à me acompanhar numa bebida quente.

Ele aceita, mas quando nos aproximamos, notamos que aquilo não era chá, mas outra das exclusividades turcas: O Salep. A bebida, é servida bem quente (até porque estava fazendo um frio desgraçado!) e logo no cheiro já me lembra outra iguaria de minha infância: Papa de cremogema! =p. O Lucas concorda, mas diz que o bom mesmo não lembra tanto assim (fato confirmado no dia seguinte).

Ficamos por ali, um pouco e então começamos a se perguntar sobre qual seria a próxima parada... consultamos um mapa e decidimos ir ao Grand Bazaar, que é considerado umas das grandes atrações de Istanbul.

Infelizmente, ao chegarmos lá, encontramos apenas os portões fechados. =/

Depois desse banho de água fria, ficamos meio que sem rumo e então resolvemos tomar um rumo meio que na doida e aproveitar então para experimentar um pouco das especialidades turcas.

Nossa primeira parada foi em uma barraquinha que vende um dos pratos que o Lucas considera como "tem que provar": O Micyedi. Uma espécie de mexilhão na qual os turcos colocam arroz frito dentro. Muito gostoso mesmo! Ah, um lance que foi bem engraçado lá é que quando eu cheguei, fui bater uma foto da barraca, ai uma das clientes se levantou e foi posar de cozinheira! Novamente, o povo turco mostrando sua simpatia! =D

Depois de satisfeitos, resolvemos seguir "experimentando" as delícias locais e como tínhamos acabado de comer, decidimos beber! Partimos para a rua dos bares e logo achamos um bar que parecia ser bem agradável. Entramos! Uma fato curioso sobre os bares em Istanbul é que os bares em geral parecem ser bem pequenos do lado de fora, mas geralmente possuem vários andares e, se você conseguir um lugar para sentar, é possível ter uma belíssima vista do últimos andares, que possuem teto retrátil para épocas de verão. Acho que seria legal ver bares no brasil com algo parecido.

Bom, mas já que estávamos em um bar, resolvi experimentar o outro orgulho alcoólico turco: o Raki.

O Raki, é uma espécie de vodka local que, sem brincadeira nenhuma, tem um pouco gosto de graviola... sim, a fruta. A bebida é bastante enjoativa e você acaba ganhando um copinho de água que te ajuda a beber e a completar a bebida. No fim acho que vale ao menos a experiência.

Ainda no bar, a bateria da minha câmera decide acabar e com isso me deixando sem evidências fotográficas das minhas outras duas experiências da noite: o café turco e o narguilé.

O narguilé eu já conhecia, mas confesso que fumar um tomando um cafézinho turco é algo bem instigante. Já o café, bem, para aqueles que gostam de café forte, provavelmente ficarão fãs. Eu, mesmo não sendo fã de café, gostei mas confesso que a quantidade de borra que sobra no fundo do copo, me deixou engasgado por um bom tempo, sem falar que acabou me deixando super ligado! o.O

Depois do café, fomos a outro bar onde tomamos mais umas cervas e depois voltamos para casa, pois queria acordar um pouco mais cedo no meu último dia e quem sabe assim tirar algumas fotos mais legais!

[]'s e até a última parte da minha saga em terras turcas! =D


2 comentários:

Pipoca Preta disse...

Fiquei curiosa.. porque foi confirmado no dia seguinte que a bebida lá não tinha nada a ver com cremogema?! Deu "efeito colateral"???

Unknown disse...

hehehehhe
Ainda bem que não tive nenhum "efeito colateral" não... =D

Mas já que você comentou ai, me lembrei que eu tenho que postar o meu último dia la em Istanbul! =p