Olá pessoal,
continuando com a minha viagem à Turquia... após descansar um pouco, resolvemos ir passear por Istanbul e durante o planejamento do itinerário acabo descobrindo que Istanbul na verdade pertence a dois continentes, um lado fica no Leste Europeu enquanto a outro lado, na Asia. o.O
Itinerário construído, começamos nosso passeio e não demorou muito para eu começar a identificar as características próprias desta cidade. O trânsito em Istanbul é algo que me lembrou bastante aqueles vídeos onde vemos o trânsito na Índia: caos mas, por mais incrível que pareça, nenhum acidente! Questionei isso ao Lucas, mas como ele bem me lembrou, depois de passar 1 ano morando na Índia, ele nem tinha notado essa característica do trânsito local.
Seguimos com o passeio e começo a ver como o Istanbul é uma cidade bastante peculiar. Digo isso com a melhor dos sentidos. Sempre que imaginava Istanbul, imaginava uma cidade parada no tempo, com pessoas olhando atravessado para novidades e estrangeiros. Não poderia estar mais enganado! Não digo que a cidade seja a capital mais moderna do mundo, mas vejo uma cidade querendo crescer e se modernizar mas ao mesmo tempo, tentando manter suas tradições. Toda essa mudança, aparentemente tem um responsável: Atatürk! Por todo canto que você passe, sempre existe uma estátua, uma foto... alguma menção a esse líder. E acho que eles, de certo modo, tem razão. Afinal, o cara começou a modernização de seu povo.
Mas continuando com o passeio, resolvemos pegar o barco para irmos a Kadiköy, na parte asiática de Istanbul. O passeio não leva mais de 20 minutos e garanto à vocês, é algo que vale a pena!
Chegando lá, começamos a andar pelo "calçadão" e logo reparo na primeira especialidade da culinária de rua da Turquia: o Simit. Um anel feito de pão que é vendido em todo canto em Istanbul. É quase que impossível passar mais de 5 minutos andando e não se deparar com um vendedor ou uma pessoa comendo. Do gosto posso dizer que lembra bastante o nosso velho pão francês, apenas um pouco mais temperado.
Depois de andar um pouco pelas ruas, resolvemos parar em um bar para tomar uma cervejinha e foi aí que descobri que eles também são apaixonados por cerveja, mas infelizmente, quase que não existe opção além da "Efes". Não que ela seja uma cerveja ruim, mas é interessante ter opções nacionais sem a necessidade de importar. Ah, outro fato que eu achei interessante foi o lance deles servirem cerva com pipoca! o.O Bom, o jeito foi aproveitar! =D
Depois de tomar a cervejinha com a pipoca, resolvemos voltar ao pier e pegar outra balsa, só que dessa vez para Eminönü, que fica do lado europeu de Istanbul, quase que no mesmo lugar onde pegamos o primeiro barco, só que um pouco "mais para o lado", se é que vocês me entendem...
Ah, foi justamente nesse trajeto que comecei a notar outra qualidade dos turcos: simpatia. Quando entramos no barco, fomos direto para "popa" do barco (parte de trás do barco) pois sabíamos que lá teríamos uma boa vista. Pois bem, poucos minutos do barco ter zarpado, começamos a observar uma quantidade enorme de gaivotas que seguiam nosso barco, pois alguns passageiros levavam o famoso Simit e jogavam seus pedaços para nossos companheiros de penas. Nisso, um casal notou que estávamos com um pouco de inveja da diversão e simplesmente repartiu seu pão conosco! =D Aí foi só festa! Nossa e dos pássaros, que agora tinham outro ponto de distribuição de pão.
Chegando em terra seca, passeamos mais um pouco, subimos na Galata Tower, de onde é possível ver toda Istanbul. Não que a torre seja altíssima, mas além de ser alta, também está localizada em um local bem alto. Após alguns minutos no topo da torre, começo a escutar o chamado das mesquitas ao seu povo, quase que lembrando à todos que por mais moderna que Istanbul esteja se tornando, ainda é uma cidade de tradições. O chamado soa como um canto melancólico mas que trás bastante paz.
Bom, depois disso foi voltar para o apartamento, comer um pouco, descansar mais um pouco e beber algumas cervejas com os amigos do Lucas. Isso acabou levando a uma partida de "Spoons" (jogo aparentemente muito famoso nos EUA) que teve um duelo brasileiro na final com é claro, o visitante (eu) ganhando a simpatia da torcida! =D Depois, foi se arrumar e ir para uns bares e tomar mais Efes e voltar para casa destruído, mas com a sensação de dever cumprido no primeiro dia em Istanbul.
[]'s e até o próximo capítulo desta minha viagem por terras turcas! ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário