Olá pessoal, especialmente para as mães…
estou aqui novamente para trazer mais curiosidades e conhecimento (muitas vezes inútil, admito) e desta vez será sobre esse dia que nos faz gastar aquela graninha extra no mês de maio: O dia das mães!
Pois então, vendo no dia no qual estamos, acabei lembrado de toda aquela baboseira de que isso é uma data meramente comercial e que devemos homenagear nossas mães todos os dias e tal e bla bla bla…
Como hoje em dia temos a internet e graças à Deus a Wikipédia, resolvi tirar a prova sobre o “verdadeiro” sentido por trás deste dia.
Aparentemente o dia tem um sentido muito triste, pois o mesmo foi criado (originalmente) após uma norte-americana chamada Anna Maria Jarvis perdeu sua mãe e por estar muito deprimida, suas amigas acabaram criando uma festa para homenagear sua falecida mãe. Gostando da idéia da festa, começou uma batalha para tornar essa data algo oficial. E depois de 3 anos (1910), o governador do Estado da Virgínia tornou a data parte do calendário oficial. Em 1914, a data foi estendida à todos os outros estados americanos.
No Brasil, a data foi oficializada (segundo domingo de maio), em decreto, pelo presidente Getúlio Vargas em 1932.
É…, parece que a data não é algo tão comercial assim não né?
Bom…
A própria Anna Maria Jarvis, após alguns anos, ficou muito chateada com a comercialização deste dia que teve tanto trabalho para criar que acabou, ela e sua irmã (Ellsinore), gastando toda sua herança em campanhas contra o feriado e acabaram morrendo na pobreza.
Então pessoal, presenteiem suas mães (pois elas merecem) mas também lembrem do significado deste dia, realmente homenagear!
[]’s e Feliz dia das Mães!
Nenhum comentário:
Postar um comentário