23 abril 2009

Happy St. George’s Day

Olá galera,

alegrai-vos pois trago boas novas! =D

Hoje para quem não sabe hoje aqui na Inglaterra é comemorado o dia do Saint (não é o Seya não) George ou simplesmente São Jorge o matador de Dragões e padroeiro desta ilha ingrata que prefere comemorar o santo de seus vizinhos (St. Patrick’s Day) que o seu.

Bom, mas já que hoje é o dia desse corajoso cavaleiro lunar, que tal descobrirmos quem foi ele?

Diz a história que ele foi um soldado romano da guarda do Diocleciano(imperador romano entre 20 de Novembro de 284 a 01 de Maio de 305) e é venerado como um mártir cristão. Esse lance de ser mártir se deu depois que o o Diocleciano, durante sua perseguição aos cristãos, acabou por ter que executar um de seus melhores soldados. Mesmo depois de oferecer muita grana, terras e escravos para o George o mesmo não cedeu suas crenças e foi executado.

Antes de sua execução, o futuro santo doou toda sua fortuna para os pobres. Passou por várias sessões de torturas, gritou “Freedom” e deixou cair o lenço de sua amada…. ops, execução errada! =p Mas sério agora, durante a sessão de tortura, ele foi ressucitado 3 vezes e por fim morreu decapitado em frente ao muro da cidade de Nicomedia em 23 de abril (sacou?) de 303. Depois disso seu corpo foi enterrado em Lydda e assim os cristãos começaram a aparecer para visitar seu mártir.

(Túmulo do São Jorge em Lydda)

Sim, mas onde entra a história do dragão? Dizem às más linguas que foi um em uma salão de forró onde um de seus amigos estava atracado com um “dragão” e o mesmo saiu em defesa de seu colega! =p Mas além dessa versão, existe uma que foi trazida pelos guerreiros das cruzadas, onde dizem que um Dragão fez seu ninho na fonte de água para a cidade de “Silene” e então os cidadãos, para poderem pegar água, tinham que fazer oferendas de ovelhas ou na falta, pessoas. Em uma dessas faltas, deu que a escolhida foi uma princesa. Ao ser oferecida ao lagartão, apareceu o Seu Jorge (não o cantor) vindo de suas viagens, fez o sinal da cruz, matou o dragão e salvou a princesa (acho que já vi isso em algum lugar). É interessante ver a história como uma comunidade pagã, que fazia oferendas a um deus dragão e nisso chega um cavaleiro cristão, mata o “deus” e todos viram se convertem!

Bom, sendo ele santo ou não, herói ou um colega bêbado, acho a figura deste cara bem legal. Lembro da minha infância quando lia o Sítio do Pica-Pau Amarelo e a Tia Anastácia ficou uma vez cozinhando para ele na lua e chegava a olhar várias vezes para a lua com minha luneta procurando testemunhar algum round da eterna luta deste cavaleiro com seu arqui-inimigo.

Tenham um St. George’s Day e que ele de um “Perfect” no dragão hoje!

[]’s

Fontes: Wikipídia, Woodlands Junior School e St George’s Day

Nenhum comentário: