O pato mais sarcástico do universo dos cartuns nacionais está de volta. Depois de um período de nove meses distante das novas criações, em um “recesso criativo”, o desenhista e quadrinista florianopolitano Joatan Preis Dutra retoma seu personagem mais expressivo. Neste período, criador e criatura passaram por atualizações de endereço. Agora radicado em Bremen, Norte na Alemanha, Joatan retoma as aventuras do pato Cabeço e seus amigos politicamente incorretos com um humor ainda mais picante. A nova tira, de número 365 na história do personagem, entra no ar nesta quarta-feira, dia 19.
No período em que ficou longe do universo de seu personagem, Joatan trocou Florianópolis por Bremen, onde está fazendo seu segundo mestrado, desta vez em Mídia Digital. “O pato nasceu na Alemanha, no período em que havia morado em Kiel, mas retomar as tiras ao ter voltado à Alemanha foi apenas uma coincidência”, garante. Na época, Joatan concluiu o primeiro mestrado, em Produção Multimídia. De qualquer forma, o pato também ganhou novos endereços. Além do habitual www.pagandoopato.com.br, com ajustes na navegação, os fãs podem conferir as versões em inglês no www.carrytheduck.org. Embora o humor tenha pitadas bem brasileiras, uma parte das tiras também está disponível para os “conterrâneos” do Cabeço: algumas piadas foram traduzidas para o alemão no www.carrytheduck.de.
Mesmo sem as atualizações três vezes na semana, neste período, o personagem não ficou longe do universo virtual, onde concentra a maior parte de seus fãs. No Blog Tiras Nacionais (http://www.tirasnacionais.blogspot.com), que reúne alguns dos principais cartunistas brasileiros da nova geração, apareceu em versão “melhores momentos”. No Orkut, tem quase dois mil fãs. No site oficial, manteve a média de 300 visitas diárias e colecionou pedidos de retorno: o artista espera ultrapassar essa marca em breve. “Simplesmente chegou a hora de retomar esse trabalho”, resume Joatan.
Na despedida, em fevereiro deste ano, o artista não matou o personagem: “estava cansado da falta de incentivo e resolvi focar na retomada da minha formação acadêmica. Agora as coisas estão novamente acomodadas e encontrei o timing que precisava para volta”, explica. No retorno, inspiração redobrada para as tiras que serão semanais. O cartunista volta a falar das situações tragicômicas cotidianas, dos micos que todos protagonizam em algum momento, com a receita que sempre deu certo: cinismo, humor negro em um cenário de sexo, drogas, rock´n´roll e muita cerveja. Mesmo barata, cerveja alemã, é claro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário